terça-feira, 9 de junho de 2009

Cinema x Literatura


Quando assistimos a um filme baseado em uma obra literária, temos a impressão (e de fato é) de que a produção do livro é superior. Isso é natural, pois a literatura é mais convincente, expressiva, detalhada, já o cinema trabalha mais com efeitos do que com o relato da própria história. Além disso, nas telinhas, o filme não pode ter uma longa duração (longa mesmo), a ponto de relatar todos os detalhes de uma obra.

Independente desta distinção, é incrível como na maioria das vezes, as cenas apresentadas nas produções cinematográficas são fiéis àquilo que imaginamos quando lemos o livro. Criamos em pensamento as imagens que são relatadas no decorrer da história e ao ver o filme é praticamente da mesma forma como desenhamos na mente.

Porém, muitas das informações contidas nas obras não são apresentadas na íntegra quando se trata de cinema. É o caso do filme "Anjos e Demônios" dirigido por Ron Howard. Em conversa com minha irmã, ela ressaltou o distanciamento das duas obras (filme e livro). De acordo com ela, o filme começa aproximadamente na página 50 do livro!!! Isso que é memória mesmo!

"Re, no filme nem mostrou como ele sequestra os cardeais!"

O interessante de ouvir isso, e de também ter visto o filme, é como alguns detalhes inscritos nas obras, passam "batido" pelo cinema. E o melhor de tudo é quem vê o filme e acredita fielmente ser melhor que o livro (sem ter lido). Mas para isso também tem explicação. Existem considerações entre os meios de comunicação, e o porque um prender mais a atenção do que o outro. A maioria das pessoas têm preferência pelo cinema por ser um meio do qual utilizamos dois sentidos, audição e visão, já o livro (Não os digitais, os convencionais!) apenas a visão. É mais fácil ver e ouvir algo, do que ler e criar na mente uma imagem.

Ah! Convenhamos! Ir ao cinema, bem acompanhado, com direito a uma pipoquinha, não tem nada melhor!

2 comentários:

Bruno Freitas disse...

Eu particularmente prefiro ler um livro, porque durante a leitura você constrõe os personagens e cenários na sua cabeça! E o livro não acaba em 'duas horas', é um tempo maior dedicado a leitura, que você leva a sua imaginação junto. Tentando construir finais para a história contada...

Muito bom seu texto!

Virgínia Pierini disse...

Condordo em gênero, número e grau com o Bruno!!! O livro é muito melhor!!! E você também pode ler a dois... rs...