sexta-feira, 19 de junho de 2009

Posicionamento Indiscutível

Claro! Não poderia deixa de postar a minha visão e o meu posicionamento sobre a questão da Obrigatoriedade do Diploma de Jornalista. Quando penso neste assunto, e quando me deparo com a decisão tomada pelo STF, tenho logo a reação de uma possível revolta. Afinal, como estudante de Comunicação Social - Jornalismo, presencio nas aulas teóricas (que são fundamentais) a seriedade com que um jornalista trabalha. Esta é uma profissão delicada demais para ser tratada por pessoas que não tem a mínima convicção da gravidade das consequências que poderão surgir.

As empresas jornalísticas, mais do que qualquer outro órgão, pessoa ou autoridade, deveriam ser as primeiras a exigirem o diploma dos profissionais que contratam. No entanto, algumas delas foram as primeiras a apoiarem a decisão do Excelentíssimo Ministro e Presidente do STF (digitei com tom irônico), Gilmar Mendes. E pra quê? Simplesmente porque contratar um "jornalista" sem diploma será mais viável financeiramente para a organização.

Não aprofundarei sobre a questão dos poucos, eu disse poucos nomes de grandes "jornalistas" que não são formados e que exercem plenamente as atividades como tais. Desculpem-me a franqueza mas eles não são eternos! E a hora que eles existirem somente em nossas memórias, quem ocupará seus postos? Pois é, terão que criar novos nomes para justificar um pequena parcela dos que são "autodidatas"! Não podemos generalizar!

Mesmo não concordando com a decisão do STF e acreditar que banalizaram a categoria, creio que os verdadeiros profissionais, aqueles que merecem o cargo de Jornalista, não se abalarão com tal medida. Fazer jornalismo é muito mais que acrescentar um pouquinho de tempero em uma receita, como é de costume do cozinheiro. Fazer jornalismo é trabalhar com a ética, com a imparcialidade e acima de tudo, com informações das quais não prejudicarão toda uma sociedade!






Façamos jornalismo, e os demais... que tentem!






Um comentário:

Anônimo disse...

Não só pelo fato de minha filha estar cursando jornalismo, mas muito mais pelo fato da PERIGOSA EXCEÇÃO que os juízes do STF, esses humanos metidos a DEUSES, abrem, com essa resolução absurda e abusiva... me posiciono CONTRA esse fato terrível e inusitado... Daqui a pouco os dentistas PRÁTICO vão serem regularizados... Mestre de obras vão ser engenheiros e mediuns charlatões vão fazer medicina... Resta que tenhamos PRÁTICOS de Advocacia... Assim teremos PRÁTICOS de juízes do STF também.... Pensar que existem tantas enxadas necessitando dessas mãos poluídas, desses DEUSES DAS CAPINHAS PRETAS...
Palmas para você, minha filha, e para todos que levam a sério essa bela profissão... Sua última frase expressa tudo :
Façam jornalismo, e os demais... que tentem!