quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O PAN 2011 que prepara o PAN 2015

Depois das eleições para as olimpíadas de 2016, as decisões agora giram em torno da cidade sede para o PAN 2015. Nesta sexta-feita, 6, Bogotá (Colômbia), Lima (Peru) e Toronto (Canadá) disputam, em Guadalajara no México, a nomeação.


O PAN 2011 será em Guadalajara e esta semana sediará a assembleia geral da Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana) para decidir a próxima sede. Porém, antes das eleições, propriamente ditas, serão abordados assuntos como, os problemas encontrados pelos organizadores do Pan que ocorrerá no México em 2011. No primeiro semestre deste ano, a cidade esteve ameaçada de perder o status por falta de pagamento de uma taxa de US$50 milhões.

Segundo o site R7, a pesquisa da agência Mercer em 2008 já indicava que Toronto é a melhor cidade quanto a "segurança pessoal" no hemisfério ocidental. E a revista Economist lista a canadense como quarta cidade "mais agradável do mundo" para se viver, em 2009.

Lima, por sua vez, está menos focada na cidade e direcionando sua campanha para a apresentação de um país diversificado, com privilegiada localização geográfica, entre mar, montanhas e florestas.


Já Bogotá, considerada a "Atenas sul-americana", apresenta uma revitalização urbana ao mostrar melhorias em relação a saúde e educação da população e ser a oitava cidade em nogócios, das capitais dos 42 países do continente.

Como brasileira torço para os países sul-americanos, mais especificamente, torço para Lima, que além de tudo é considerada patrimônio da humanidade pela Unesco.

Nenhum comentário: