quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Pré-Sal e seu caráter de urgência

O assunto do momento em Brasília é o Pré-Sal. Uns querem que o marco regulatório seja resolvido com urgência, outros preferem mais tempo para decidirem sobre a questão.
A discussão tem ganhado proporções significativas e enquanto as autoridades não conseguem chegar a um acordo, as empresas deste setor temem as dificuldades desta exploração, no que diz respeito a atingir a camada do Pré-Sal.
Para entender um pouco mais sobre este "problema", primeiro devemos pensar que para chegar no nível de decisões em que estamos, levou algum tempo, cerca de 12 meses. Para que estas decisões sejam realmente concretas e corretas, o prazo estabelecido de 45 dias é inviável.

"O pré-sal é uma área de cerca de 800 quilômetros de extensão, que vai do litoral do Espírito Santo até Santa Catarina. O petróleo está localizado abaixo da camada de sal, a mais de 7 mil metros de profundidade", segundo informações da Folha On Line.Ou seja, esta não é uma extração tão simples assim. Demanda um pouco mais de tempo e pesquisas.

Daí me deparo com uma notícia do Estadão que diz assim:

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (em visita a cidade de São Bernardo do Campo - SP) confirmou, para a próxima segunda-feira, o lançamento do marco regulatório para a exploração do petróleo da área do pré-sal e afirmou que 71% do que for extraído irá para a União.
Segundo o presidente, os recursos do pré-sal serão destinados a um fundo que irá combater três problemas "crônicos" do País: investimentos em Educação, Ciência e Tecnologia e combate à pobreza"

Alguém acreditou nisso?
Estamos tão cansados de promessas deste tipo que já não trazem credibilidade nenhuma. Vejo isso como mais uma forma dos ricos ficarem mais ricos e dos pobres mais pobres.

2 comentários:

Anônimo disse...

Renata, acho que voce tem que analisar mais profundamente o assunto antes de emitir esse tipo de opinião. Estamos diante de uma descoberta que pode fazer o país ter um up-grade em questões críticas, como educação e ciencia e tecnologia. Só não podemos fazer como quiseram há 10 anos atrás de deixar essa riqueza para os estrangeiros explorarem e levarem os lucros para seus países de origem. Temos tecnologia moderna. Mas ela talvez seja insufciente para essa exploração, sendo necessário desenvolvimento de novas técnicas e equipamentos. Só este item já traz um ganho de tecnologia muito grande ao país, sabendo que a Petrobrás é a líder mundial em prospecção em águas profundas.
Abraços
Ricardo Gontijo
twitter.com/petrobraxoposic

Renatha Pierini disse...

Concordo em gênero, número e grau quando coloca em questão a tecnologia, hoje, investida pelo país. Concordo mais ainda que esta descoberta pode trazer alguns pontos positivos para o Brasil.Porém, não acho justo que uma possível melhoria, em relação ao combate à pobreza sejam declaradas pelo nosso, então, presidente. Quantas promessas já foram proferidas por ele e nunca realizadas?
Sei que é fácil criticar, mas há de concordar comigo que uma situação desta grandeza assusta e nos deixa mais vulneráveis a não acreditar em seu sucesso e nos benefícios que poderá trazer às classes de baixa renda.
Obrigada por acessar o meu blog e espero que continue me ajudando nas críticas, serão sempre bem vindas.
Aproveito ainda para dizer que com certeza tentarei analisar mais detalhadamente os dois lados desta questão.
Abraços