quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Colunista

Bom dia Pessoal,

É com imenso prazer que recebi há poucos dias o convite do jornalista Evandro Carvalho, para ser uma das colunista do Jornal "O Vale da Eletrônica" de Santa Rita do Sapucaí - MG. O primeiro artigo foi publicado na edição 861 de 02 de fevereiro. Confira!



Quem está ‘cansado’ levanta a mão

É impossível escrever sobre quaisquer outros assuntos que não estejam ligados à tragédia que ocorreu no último fim de semana no Rio Grande do Sul, a alta da gasolina e a redução [ou pseudo-redução] da tarifa de energia. Dentre outras ocorrências pouco exploradas pela mídia, resumiria tudo em uma única palavra: Cansaço! 

O Brasil e os brasileiros vêm se desgastando há tempos, e faço uso do gerúndio para expressar que esta é uma progressão indefinida, de longa data eu diria. O fato é que caminhamos para a exaustão. Se olharmos de perto, estamos cansados, pagamos para trabalhar, dormimos mal, comemos mal e mesmo assim ainda temos tempo de acessar a internet como nenhuma outra civilização.

Uma carta divulgada nas redes sociais esta semana ganhou vários compartilhamentos por ser exatamente o que muitos brasileiros gostariam de expressar. O documento foi destinado à presidente, Dilma Russef em relação ao ocorrido na boate no último fim de semana em forma de protesto que desencadeou outras questões. Aliás, quem disse que brasileiro não protesta? Basta conectar-se meia hora ao facebook. Um protesto preguiçoso, pouco esperançoso, mas insisto, o motivo é o cansaço. Em um dos trechos a autora fala: “Não, presidente. Não chore ao falar da tragédia. Faça! Faça alguma coisa. E pare de nos dar como exemplos uma série de catástrofes para tomar medidas idiotas que não valerão de nada alguns meses depois”. 

E daqui alguns meses, nós também não teríamos feito nada, já não lembraremos com frequência do acidente no Rio Grande do Sul, já teremos acostumados a pagar caro para andar de carro e aproveitaremos a redução de energia para passar mais tempo em frente à TV ou conectados ao mundo virtual, o que no final do mês não fará tanta diferença na ‘conta de luz’. 

Em consequência da nossa exaustão e do esforço que faremos para adequarmos às novas condições financeiras teremos que ouvir que o “Brasil é a bola da vez” e que somos uma nação economicamente em processo de evolução, talvez seja assim que outros países chegaram a ser potências mundiais, talvez não! 

Renatha Pierini
Jornalista e Assessora de Comunicação
MTB 17.160
renathapierini.blogspot.com

Nenhum comentário: