terça-feira, 7 de junho de 2011

O que a comunicação espera de você?

Aparentemente nós esperamos os sinais positivos de uma boa comunicação, seja na hora de divulgarmos nossa empresa, seja para divulgarmos nosso potencial. Existem outros “sejas” que esperamos da comunicação, afinal ela é uma consequência das nossas decisões. Para isso utilizamos ferramentes importantes que nos auxiliam nesta jornada. O que não paramos para pensar é que esperamos da comunicação mais do que oferecemos para que ela aconteça. 

Quando as redações jornalísticas recebem um *“press-release” espera-se, na maioria das vezes, que o veículo ao qual foi destinado, publique-o. Certo? Errado. Este é o pensamento de quem busca, facilidade, agilidade e menos trabalho. Porém, não é o processo correto de desencadear este tipo de relacionamento. O jornalista é o receptor final das informações advindas das Assessorias de Comunicação, seu papel é multiplicar a informação e não apenas intermediar a relação. Uma nota publicada na íntegra não atinge o objetivo e portanto a comunicação tende a perder-se. 

Em outros casos e não menos importantes do contexto comunicacional, encontramos pessoas que se auto-divulgam. Criam perfis, postam, copiam e colam, twittam e sim, não atingem a “popularidade” que, planejadamente, o “vizinho” possui. A grande diferença entre os dois sujeitos está na manipulação das ferramentas desta comunicação. Primeiramente é preciso profissionalismo para utilizar estes canais, caso seja realmente este o interesse de vincular-se à uma rede. 

Para manter a comunicação 'viva', em todos os sentidos, deve-se primeiro aprender a comunicar-se e não fazê-la sem planejamento. A comunicação, ou a falta dela, ainda é o grande problema do mundo.

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