1- Monitorar o Twitter e outras redes sociais para ficar atento às últimas notícias ou conversas em geral na sua área utilizando ferramentas como o TweetDeck. É necessário entender e usar o #hashtags
2) Não se deixar dominar pela tecnologia, é você que está no controle, torne-a sua escrava. Como? Desenvolva estratégias para lidar com a sobrecarga de informação: filtro, filtro, filtro!
3) Criar comunidades e manter a sua atenção estará cada vez mais para baixo nos esforços dos jornalistas. Você já não é capaz de confiar na marca do empregador para atrair a lealdade do leitor num mundo de inconstante e rápida mutação como o online.
4) Ter competências básicas jornalísticas ainda são essenciais (Ainda bem! Um ponto para os com diploma). Você pode adquirir tantas habilidades multimídias e de programação quanto você quiser. Mas se você não conseguir contar uma história de forma precisa e convincente, ninguém vai querer consumir seu conteúdo.
5) Ser sua própria marca. Você precisa se construir como uma pessoa online: assim você ganha uma reputação confiável e lhe é permitido construir boas relações com seus leitores e contatos. Maneira óbvia de fazer isso: Twitter, Facebook, blogs pessoais. Mas você pode também fazer uma reputação compartilhando o que você está lendo, utilizando sites como Publish 2 e Delicious.
6) Colaborar! Aprender e compartilhar novas ideias.
7) Histórias não têm que acabar uma vez que são publicadas online. Não tenha medo de revisar e desenvolver uma história na internet, mas faça isso de forma transparente: mostre as revisões. E não enterre erros. A pressão para publicar rapidamente pode levar a erros, mas se você admiti-los com honestidade e franqueza você só pode ganhar o respeito dos seus leitores.
8) A tecnologia é inevitável. Mas não há nada a temer e qualquer pessoa, de qualquer idade, pode dominar o básico. Se você não fizer nada mais, crie um blog e experimente modelos e plugins diferentes.
Mãos à obra galerinha!!!
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