quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Depois de 18 anos o despejo pode ser mais rápido

No dia 28 de outubro, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, aprovou o projeto que altera a Lei do Inquilinato. O documento favorece os proprietários de imóveis ao determinar 15 dias para quitação dos aluguéis, se ultrapassar o prazo o despejo poderá ser realizado. Se o pagamento for efetuado a ação é suspensa.

Mas como tudo ainda depende de aprovação superior, o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, precisa sancionar a proposta para que seja válida. A Lei completou 18 anos sem alterações e agora o projeto foi refornulado prevendo ainda um único mandado de despejo, ou seja, um único aviso ao inquilino.

A parte interessante da decisão é quanto ao fiador, que não será mais obrigatório. Convenhamos que encontrar alguém que responda por você financeiramente não é fácil. Além disso, o fiador poderá abdicar da função.

Propietários satisfeitos e locatários apreensivos com a data de vencimento, essa será a realidade caso o projeto Lei seja aprovado por Lula!


Um comentário:

Bruno Freitas disse...

Não precisar mais de fiador é uma boa! É complicado mesmo você achar alguém que assuma as suas respnsabilidades financeiras caso você não pague o aluguel... Aperto financeiro quase todo mundo passa, ou vai passar um dia.

E caso uma família não consiga fiadores (que raramente é necessário um só) o que ela vai fazer??

Essa medida deveria ser estentida para outros contratos também.