sábado, 9 de maio de 2009

Liberdade de expressão

Durante o II Fórum de Liberdade de Imprensa e Democracia, no qual participei no último dia quatro de maio, pudemos assistir a uma vídeo conferência com a blogueira cubana Yoani Sánchez do Geração Y, pude perceber o quanto a discussão sobre liberdade de expressão precisa realmente ser levada a sério.
Privada de muitas coisas em Cuba, Yoani Sánchez, tem que escrever suas "matérias" escondida e enviar para amigos postar em seu blog. Muito revoltada, a cubana falou sobre a vontade de ter liberdade, não só no que diz respeito a internet, mas em sua vida como um todo. Ainda segundo ela, o governo cubano tem proibido que ela saia do país para eventos culturais e científicos como este do qual participei, por isso a iniciativa da vídeo conferência.
Absurdo?
Bom... vindo de um governo ditador como o de Cuba, absurdo nenhum, porém, este fato ainda existir em pleno século XXI, com avanços tecnológicos e tantas discussões sobre liberdade, democracia, etc... é um absurdo!
Sei que este assunto gera muita polêmica a favor e contra este tipo de poder, mas nada paga a minha liberdade de expressar.

Nenhum comentário: