terça-feira, 19 de maio de 2009

Impresso: qual seu futuro?

Tanto se fala no fim do jornalismo impresso, e no auge da era da interatividade, que fiquei surpresa com a divulgação da pesquisa encomendada à consultora PricewaterhouseCoopers. Assim, o Estado apresentou, na segunda-feira dia 18, o título: “Leitores preferem jornal a internet". Chego à conclusão de que o fato de discutirem a "vida útil" do jornalismo impresso, não é então, pela falta de público, mas pela crise no negócio jornalístico e a crise na credibilidade das notícias. Ou seja, parece óbvio que se um veículo não transmite informações verídicas, seu ibope diminuirá, o que não quer dizer que o público do impresso diminui, apenas optam por lerem outros diários. Desta forma, vale ressaltar que não precisamos, pelo menos por enquanto, preocuparmos com sua extinção, devemos atentar para as novas tecnologias e adaptá-los às mudanças que insistem em ameaçar este segmento jornalístico.
Particularmente, estaremos velhinhos, contando histórias para nossos netos e esta discussão ainda estará em pauta!

Vou disponibilizar a pesquisa www.wan-press.org (site em inglês)

Nenhum comentário: