segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Uma noite de Jazz...

Na última sexta-feira, 2 de setembro, acompanhei a uma apresentação de Jazz no Teatro Municipal de Pouso Alegre. Michel Leme e Sandro Nogueira foram os protagonistas da noite, improvisaram e se entenderam em palco.

Antes, porém, de chegar ao teatro, eu e alguns amigos nos encontramos e discutimos um pouco sobre o Jazz. Buscamos informações que justificassem as novas expressões do estilo como, blue notes, polirritmia e improvisação. Percebemos, no entanto, que são poucos os admiradores do Jazz. Mesmo porque a apresentação de sexta, que poderia renuir muitas pessoas, atraiu uma pequena quantidade de apreciadores, o que não quer dizer nada sobre a qualidade do som, pelo contrário.

Não pretendo contar a história do Jazz neste post, para isso é preciso de estudo. Mas o pouco ou quase nada do que sei, é suficiente para concluir, mais uma vez, que a indústria cultural possibilitou conhecermos diversos estilos musicais, mas em contrapartida, trouxe a reprodução em larga escala de ritmos pobres e melodias feitas para vender e não apreciar.