quinta-feira, 29 de outubro de 2009

"É o amor" que cega, temporariamente, uma infância!

Ao som de Elis Regina, “Como Nossos Pais”, e tendo em vista seu alto nível no que se refere a estilo musical, refleti sobre e como a indústria nos influencia ao reproduzirem, em grande e larga escala, novos "ídolos". Todos os dias surgem nomes, vozes e melodias, mas, ao mesmo tempo, muitos deles, caem no esquecimento. Rápido assim!

Enquanto a voz suave da “pimentinha” de Vinícius de Moraes, aguçava meus ouvidos com as frases “Quero lhe contar como eu vivi. E tudo o que aconteceu comigo”, percebi que, quando alcancei a idade de decidir minhas preferências musicais, muito tempo se perdeu até encontrar, verdadeiramente, um sentido para as canções que realmente faziam algum sentido .
"Por isso cuidado meu bem. Há perigo na esquina"...

É o que eu avalio quando, em 1991, a dupla Zezé di Camargo e Luciano, lançou a música "É o amor". Defino estes sucessos repentinos de audiência com o termo perjorativo, perigoso.
Ao lembrar desta canção, chego a sentir calafrio, diferentemente do que sentia quando a escutei por várias vezes naquela época. Lembro de fitas K7 colocadas na posição correta em um antigo aparelho de som na tentativa de dar o "REC" no momento em que a rádio tocaria, pela milésima vez no dia, a tal música.

Quando o mercado lança estas novidades e ditam novos estilos musicais, é nada mais, nada menos que, um produto do qual as pessoas têm, eu disse têm, que consumir, afinal, é para isso que servem. E se, de fato, não houver o consumo rápido, instantâneo e eufórico simplesmente se perdem em meio ao fracasso.

Em ápices mercadológicos, como o ocorrido com a produção musical dessa dupla sertaneja, a mídia pensa por nós, gosta por nós e reproduz incansavelmente por nós e nós? Quando deveríamos selecionar o que gostamos e o que não gostamos, simplesmente nos deixamos levar pelo modismo.

E desta forma surgem novos nomes, novas canções e milhares de fãs que nem sabem, sequer, a verdadeira essência de uma boa melodia. E a maior decepção talvez seja que, vozes como a de Elis Regina interpretando um MPB de caráter urbano e o "fino da bossa nova" soem, gostoso e vibrante, em poucos ouvidos.

"Minha dor é perceber, que apesar de termos feito tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos, e vivemos..."

O jogo onde o dinheiro "falou alto"

Ontem, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileirol, o Flamengo enfrentou a equipe do Barueri.
Os jogadores rubro-negros começaram uma boa partida, mas a equipe adversária foi taticamente mais organizada, com passes perfeitos, e finalizações perigosas que deram trabalho ao goleiro, Bruno, do Flamengo.
Visto esta situação, o técnico rubro-negro, Andrade, modificou a estrutura do time, afim de melhorar as chances de gols colocando quatro atacantes. Ou seja, a área do Flamengo ficou aberta, uma vez que, um jogador de defesa foi substituído. Enfim,o Barueri venceu o Flamengo por 2 a 0.

Até o finalzinho da noite de ontem, após o jogo, vi o time do Barueri como uma equipe forte, organizada e acima de tudo "guerreira", com sede de vitória.
Mas, ao me deparar hoje com a notícia de que os jogadores foram "comprados" pela equipe do Cruzeiro para vencerem o Flamengo, a admiração pela equipe paulista deixou de existir.

E a coragem de assumir isso causa ainda mais indignação!
O goleiro Renê, do Barueri, revelou à rádio Eldorado/Espn:

"É a famosa mala branca, né. Estamos esperando [o dinheiro]. Fim de ano está ai, queremos engordar nossa conta. É um time que está brigando direto [pelo título]".

Reconheço que o Flamendo de Petkovic, sem o próprio, não fez uma boa partida, reconheço também que o futebol, paixão nacional, está longe de ser uma categoria que prioriza a ética. O esporte encanta pela paixão do povo brasileiro e desencanta pela falta de caráter e honestidade dos que dele fazem parte!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Depois de 18 anos o despejo pode ser mais rápido

No dia 28 de outubro, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, aprovou o projeto que altera a Lei do Inquilinato. O documento favorece os proprietários de imóveis ao determinar 15 dias para quitação dos aluguéis, se ultrapassar o prazo o despejo poderá ser realizado. Se o pagamento for efetuado a ação é suspensa.

Mas como tudo ainda depende de aprovação superior, o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, precisa sancionar a proposta para que seja válida. A Lei completou 18 anos sem alterações e agora o projeto foi refornulado prevendo ainda um único mandado de despejo, ou seja, um único aviso ao inquilino.

A parte interessante da decisão é quanto ao fiador, que não será mais obrigatório. Convenhamos que encontrar alguém que responda por você financeiramente não é fácil. Além disso, o fiador poderá abdicar da função.

Propietários satisfeitos e locatários apreensivos com a data de vencimento, essa será a realidade caso o projeto Lei seja aprovado por Lula!


terça-feira, 27 de outubro de 2009

Curiosidade

O homem que ficou AZUL


A cor da pele do americano, Paul  Karason, começou a mudar de tonalidade aos poucos. A coloração alterou a partir de seus 14 anos e ninguém conseguia explicar o porquê de tal fenômeno e nem mesmo como parar esta mutação.


Com o passar dos anos, Paul ficou mesmo azul!
Tudo começou quando ele iniciou um tratamento dermatológico fazendo uso de um medicamento à base de prata coloidal, produto extraído do metal. E mesmo depois das consequências, o americano afirmou em uma entrevista para a emissora de televisão NBC, que ainda faz uso do remédio, porém em menor quantidade.





A revista Superinteressante o compara com "Papai Smurf", só faltou o gorro vermelho!







A entrevista pode ser acompanhada pelo vídeo: Acesse aqui

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Salve, Salve Bruno!

No final da tarde de ontem, o time do Flamengo entrou em campo para mais uma disputa pelo Campeonato Brasileiro. Desta vez, enfrentou a equipe do Botafogo e venceu com o único gol da partida.

Quando tudo parecia caminhar para um empate, ocasião em que o juíz marcou um pênalti favorecendo a equipe adversária, o goleiro Rubro-Negro, Bruno, teve seu melhor desempenho na partida ao defender o chute do meia botafoguense, Lúcio Flávio.


A equipe tem se mostrado empenhada em entrar para o G4, que dará condições para disputar a Libertadores. Com apenas três pontos atrás do líder Palmeiras, o Flamengo faz uma boa campanha, uma vez que, nos últimos dez jogos, obteve sete vitórias e três empates.


Segundo a Folha OnLine, para o técnico Andrade, a força do grupo rubro-negro está no grupo, apesar de Petkovic e Adriano, um dos artilheiros do torneio, agora com 16 gols, se destacarem.


"O forte é o grupo. Quem entra dá conta do recado. Temos o Adriano, o Pet, mas o forte deste time é o todo. É isso que faz a diferença", disse Andrade.
Para o jogo desta quarta-feira, 28, contra a equipe do Barueri, o Flamengo pode alcançar a liderança.


Muricy e sua equipe que segurem a "ponta" da tabela.


Que venha a 32ª rodada!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

FIA tem novo presidente

Lucas Dolega/EFEO ex-chefe da equipe Ferrari de Fórmula 1, Jean Todt, foi eleito o novo presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O francês substituirá o inglês Max Mosley. A eleição foi realizada em Paris, na França.  

Jean Todt derrotou o ex-piloto de rali, Ari Vatanen, ao receber 135 votos contra 49 do concorrente.

De acordo com o site UOL, Todt foi chefe da equipe Ferrari entre 1993 e 2007 e teve seu melhor momento no período em que o alemão Michael Schumacher conquistou cinco títulos mundiais de pilotos. Ele também trabalhou no Conselho Mundial de Automobilismo da FIA.

A comissão que acompanhará Todt será formada por três vice-presidentes e cinco diretores. O eleito prometeu ao longo de sua campanha, uma reforma na FIA que prometeu criar um sistema transparente de gestão e reduzir os gastos das competições.

Segundo a Uol, Todt também se comprometeu a nomear um comissário para dirigir cada uma das competições para evitar que a FIA fique sobrecarregada, além de um comitê disciplinar para investigar os possíveis escândalos.

Se tudo acontecer como o eleito prometeu, as competições podem ser mais éticas e com menos escândalos. Que venha a temporada 2010!

A decisão agora é outra

Após ter desistido, ontem, do cargo principal da Etablissement Public d'Aménagement de La Défense (EPAD), órgão que administra o distrito financeiro La Défense, Jean Sarkosy, poderá ser eleito membro do conselho, nesta sexta-feira, 23.

Os críticos repudiam tal decisão ao declararem que esta situação é claramente uma oportunidade encontrada pelo pai, Nicolas Sarkosy, presidente da França. "Soa como uma confissão, a de um presidente que compreendeu que foi um pouco longe demais no exercício pessoal de seu poder", publicou o jornal de esquerda "Libération".

Os apoiadores defendem a maturidade de Jean. "Nasce uma estrela", publicou o "Le Télégramme" em sua capa.

O favorecimento a Jean, é claro. Talvez se ele não fosse o filho do presidente, não teria sido cotado aos cargos. As decisões tomadas em nome dele, são evidentemente as decisões tomadas por Nicolas. O que o presidente francês quer, é prepará-lo para a carreira política e possivelmente torná-lo o futuro governante do país.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Decisão correta ou decisão pensada?

Jean Sarkosy, filho de Nicolas Sarkosy, presidente da França, desistiu de concorrer à direção do principal órgão que administra o bairro empresarial  La Defense. A decisão foi tomada depois de supostos boatos, como, favorecimento e desqualificação para o cargo.

A nomeação foi vista como nepotismo pela oposição. E mesmo o cargo não sendo remunerado, daria a Jean poder sobre a urbanização do distrito financeiro da Europa, que já possui 2.500 sedes empresariais.

Nicolas, que gastou parte de seu capital político em defesa da candidatura de Jean, "não esperava a reação hostil às ambições precoces de seu filho".

É fato que a oposição seria contra esta nomeação, a hostilidade apresentada por eles foi natural se tratando de uma situação como esta. Seria mais um cargo à família Sarkosy de grande repercusão e importância política. Desta forma, a atitude de Jean, foi tomada, não porque ele é bonzinho, ou porque pensa em seu país, mas possivelmente, foi bem analisada e induzida por terceiros. O cargo do qual se propôs a concorrer, já foi ocupado por Nicolas entre 2005 e 2006, fato que acarreta ainda mais desconfiança entre os críticos.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

A mulher do futuro

Que o futuro está a apenas um passo de nós, isso já sabemos. O minuto seguinte a este, já é um plano desconhecido. Mas quando há um estudo baseado em dados e números, pode revelar, com certa precisão, o que está por vir.

Uma pesquisa realizada pelo biólogo evolucionista da Universidade de Yale, Stephen Stearns, e seus colegas, revelou que as mulheres do futuro serão mais gordinhas, baixinhas e com mais tempo de fertilidade.

O estudou analisou a altura, peso, pressão arterial, colestrol de 2.238 mulheres que já haviam passado da menopausa assim como, observaram alterações sociais e culturais para avaliar questões sobre a força da seleção natural como fator moldador de características fisiológicas.

A análise foi a seguinte:
"Mulheres pequenas e mais gordas tendiam a ter mais crianças, em média, mais altos e mais magros. Mulheres cujos colesterol e pressão eram baixos também tinham mais filhos, e --não surpreendentemente-- tiveram seu primeiro na juventude e entraram na menopausa mais tarde. A surpresa foi que estas características foram passadas para suas filhas que, por sua vez, também tiveram mais crianças.
Caso a tendência persista por dez gerações, calcula Stearns, a mulher média em 2409 será 2 cm mais baixa e 1 kg mais pesada do que ela é atualmente. Ela dará a luz ao seu primeiro filho cinco meses mais cedo e entrará na menopausa dez meses mais tarde, em relação à média atual"

Mesmo que as avaliações de um padrão de beleza estejam cada vez mais estreitos, e se o futuro for realmente o que diz o estudo, muitos homens e muitas mulheres terão que se adaptar a mais este passo da evolução. Como não estarei aqui para presenciar tal fato, espero que as "gordinhas" da época façam sucesso por que hoje a concorrência é, não com as magras mas, com o que a mídia impõe como padrão.

O questionamento de diferenças físicas é facilmente encontrado na internet.
Um internauta responde desta forma:


"Manequim 34, pernas finas, quase anoréxica......não
Manequim 68, obesidade patológica, .......não
O que o homem procura numa mulher?
1. boa companheira....
2. partilha mesmos interesses....
3. boa de papo....
4. que faça você rir....
5. que esteja sempre presente em sua vida....
6. que enxugue suas lágrimas e ouça suas reclamações....
7. que ilumine seu dia....
8. que aconselhe e oriente....
9. que descubra seus pensamentos....
10.que faça amor como você gosta"


Outros respondem assim:
"Antigamente as pinturas de mulheres seminuas gordinhas era o Fashion. Agora os desfiles de moda pedem mulheres magérrimas, mesmo a custa de suas vidas e descendentes, porque elas deixam de ter filhos por serem anêmicas, semimortas, e até morrem aos vinte e cinco anos de idade, com ou sem aneroxia"


Vamos ver o que o futuro realmente reserva às mulheres!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A carreira por um triz


Hoje foi anuciada a suspensão da triatleta brasileira, Mariana Ohata.
Pela segunda vez, ela foi "pega" em um exame antidoping na sua carreira. Em 2002, a atleta foi interditada por 60 semanas e desta vez, terá que ficar longos anos fora de competições.

Mariana que já conquistou seis títulos brasileiros de triatlo e partipou das Olimpíadas de Sydney, em 2000, Atenas, em 2004 e Pequim, em 2008, caiu na prórpia armadilha. Um erro que custará sua carreira, uma vez que, completará 31 anos no próximo dia 26. Ou seja, suspensa por seis anos, será difícil que consiga retornar no mesmo ritmo e agilidade que tem hoje.

Incrível como estes esportistas estão cansados de saber que determinadas substâncias são proibidas e mesmo assim insistem em usá-las. Talvez, por determinação dos treinadores em fazer uso para melhorar o desempenho, colocam em risco a estabilidade no esporte.

Participar de competições, ser campeão, armazenar grande número de medalhas e se preocupar com o corpo de nada adianta se o atleta não utilizar da inteligência em algumas atitutes, afinal, para um bom esportista, não basta apenas ser sarado e estar em boa forma, é preciso ser ético.

Foto: R7.com

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Uma olimpíada que ficará na história

Grande foi a expectativa da maioria dos brasileiros com a decisão que indicaria o país sede para as olimpíadas de 2016. Por todos os cantos do Brasil e principalmente na cidade de Copenhague, onde a comitiva brasileira aguardou o resultado, a apreensão parecia dominar a razão e explodir a emoção.


Pensando pelo lado do esporte e pela valorização do país, a decisão foi inquestionavelmente positiva. Pensando pelo lado, econômico e político foi engrandecedor. Pensando pelo lado social, nem tanto. A cidade do Rio, é inexorável no tange à violência, e este é o principal ponto de partida que os nossos governantes terão de avaliar até 2016.


Receber pessoas do mundo inteiro, de países considerados de primeiro mundo, astros e estrelas do esporte, não será uma tarefa fácil. Manter a segurança será o grande obstáculo para a realização deste evento. Porém, até lá, muitas coisas podem acontecer. E nós, brasileiros, só esperamos que tudo seja aplicado conforme as reais necessidades.
Uma grande conquista já alcaçamos, precisamos agora, que os "donos" do poder tenham consciência na viabilização deste marco do esporte brasileiro.