domingo, 31 de maio de 2009

Notícias On Line - Jornalismo On Line

A era da Internet trouxe inovações tecnológicas que acontecem de forma muito rápida, na maioria das vezes, difíceis de serem acompanhadas, principalmente por organizações mal administradas. Exige ainda, uma equipe capacitada e condições financeiras para que seja possível uma estabilidade perante estas transformações. É importante ressaltar que, mudanças tecnológicas, no mundo do jornalismo implicam em algumas alterações de ordem técnica, ética, jurídica e profissional. Estas dificuldades explicam quando nos deparamos com portais pobres em conteúdo e atrasados em relação às notícias.

Sabemos que o Jornalismo On Line tem suas vantagens sobre o convencional, por ser mais atraente, utilizar recursos gráficos, áudios, vídeos e outros elementos interativos. Além destes diferenciais, algumas empresas ainda utilizam uma certa personalidade em suas páginas, que dá ao internauta a sensação de já conhecer o portal, isto possibilita ao usuário fazer a leitura apenas dos assuntos de seu interesse. Este fato se dá porque a empresa que formula o site já sabe o perfil dos que acessam sua página e deste modo personalizam o conteúdo.

A internet é um meio de distribuição e organização das informações, porém existem ainda, problemas ligados à veracidade delas, uma vez que, não há "donos" na rede. Não são necessárias entretanto, grandes mudanças no Jornalismo On Line, é preciso que as empresas e os jornalistas fiquem atentos quanto a veracidade e agilidade com que as notícias são colocadas no "ar" e desta forma, ganhar mais credibilidade neste novo cenário da Comunicação.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Globalização - Crise - Fusões

Pronto! A fusão inevitável entre Sadia e Perdigão foi anunciada! Como consumidores perguntamos: E agora?!
Como brasileiros que visam crescimento para o país, suspiramos: Ufa! Mais uma grande empresa para infiltrar no mercado externo.

A "monstruosa" crise, que insiste em assombrar as empresas do mundo, traz consequências que afetam toda a população. Uma concentração (empresarial) deste nível, acarreta mudanças em todos os níveis. Por exemplo, para o produtor que antes recebia de duas grandes empresas, passará a receber pedidos e demandas de apenas uma. Sem falar de consumidores, pequenas indústrias do setor e cooperativas.

Não são as primeiras e nem serão as últimas empresas a buscarem esta solução contra o atual e complexo cenário econômico mundial. Por isso, é extremamente importante e negligente que o Cade (Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência) analise todas as questões envolvidas.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Impresso: qual seu futuro?

Tanto se fala no fim do jornalismo impresso, e no auge da era da interatividade, que fiquei surpresa com a divulgação da pesquisa encomendada à consultora PricewaterhouseCoopers. Assim, o Estado apresentou, na segunda-feira dia 18, o título: “Leitores preferem jornal a internet". Chego à conclusão de que o fato de discutirem a "vida útil" do jornalismo impresso, não é então, pela falta de público, mas pela crise no negócio jornalístico e a crise na credibilidade das notícias. Ou seja, parece óbvio que se um veículo não transmite informações verídicas, seu ibope diminuirá, o que não quer dizer que o público do impresso diminui, apenas optam por lerem outros diários. Desta forma, vale ressaltar que não precisamos, pelo menos por enquanto, preocuparmos com sua extinção, devemos atentar para as novas tecnologias e adaptá-los às mudanças que insistem em ameaçar este segmento jornalístico.
Particularmente, estaremos velhinhos, contando histórias para nossos netos e esta discussão ainda estará em pauta!

Vou disponibilizar a pesquisa www.wan-press.org (site em inglês)

terça-feira, 12 de maio de 2009

O espetáculo da mídia

Começo este texto com algumas perguntas: Será mesmo que a sociedade quer ver estampado nos jornais, tv, rádio, uma notícia transformada em show? Até que ponto um "escândalo" vai mudar a sua vida? Como que as empresas midiáticas transformam a sua vida em uma grande teatralidade?

Perguntas como essas são fáceis de serem "criadas", mas como respondê-las? O universo da mídia é tão ilimitado que se torna imensurável e desta forma, torna-se imensurável seu impacto na sociedade. Quando penso em entrenimento, o espetáculo parece aceitável (claro, os que não envolvam tragédias e nestas, pessoas! O que na maioria das vezes os meios de comunicação fazem). Agora, encontrar espetáculo no jornalismo!!! Como estudante, que conhece o conceito do que realmente é jornalismo é inaceitável. Imparcial, coeso, direto dentre tantas outras características que possui, o jornalismo leva até a sociedade notícias e não as transformam em episódios de novelas diárias.

Os jornalistas terão que reaprender a fazer jornalismo, senão, onde vamos parar?

domingo, 10 de maio de 2009

Dia das Mães

Quando eu era pequena, não entendia porque os adultos não queriam comemorar aniversário, ganhar presente no dia das mães, dos pais, de natal, etc... mas hoje entendo que quando somos crianças tudo é muito "encantado", a expectativa de acordar no dia do seu aniversário e ser "paparicado" por todos, ganhar presentes, festas...ou a expectativa de acordar a mãe no dia das mães e lhe dar um beijo e um presente... crianças vêem isso tudo como uma grande "festa" já que todos parecem felizes nestas datas... infelizmente e graças a Deus, elas não sabem que no dia seguinte os problemas dos adultos continuarão da mesma forma.

Hoje, eu percebo, que datas como estas não vão nos tornar nem melhores nem piores. Datas como estas tornam um dia, de muitos, um pouco menos "carregado". É pensando assim que eu parabenizo às mães, não só hoje, mas cada minuto de suas vidas, por suas conquistas, por seus cuidados, por seus carinhos, por cada coisinha que só quem é mãe sabe fazer!

sábado, 9 de maio de 2009

Liberdade de expressão

Durante o II Fórum de Liberdade de Imprensa e Democracia, no qual participei no último dia quatro de maio, pudemos assistir a uma vídeo conferência com a blogueira cubana Yoani Sánchez do Geração Y, pude perceber o quanto a discussão sobre liberdade de expressão precisa realmente ser levada a sério.
Privada de muitas coisas em Cuba, Yoani Sánchez, tem que escrever suas "matérias" escondida e enviar para amigos postar em seu blog. Muito revoltada, a cubana falou sobre a vontade de ter liberdade, não só no que diz respeito a internet, mas em sua vida como um todo. Ainda segundo ela, o governo cubano tem proibido que ela saia do país para eventos culturais e científicos como este do qual participei, por isso a iniciativa da vídeo conferência.
Absurdo?
Bom... vindo de um governo ditador como o de Cuba, absurdo nenhum, porém, este fato ainda existir em pleno século XXI, com avanços tecnológicos e tantas discussões sobre liberdade, democracia, etc... é um absurdo!
Sei que este assunto gera muita polêmica a favor e contra este tipo de poder, mas nada paga a minha liberdade de expressar.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

A credibilidade do profissional

Sei que hoje em dia, "correr atras" do melhor salário é importante, pois buscamos melhorar a qualidade da vida que levamos, aliás nunca estamos satisfeitos com nada. Mas eu penso: Como pode uma profissional da categoria de Ana Paula Padrão, conseguir arruinar com sua carreira em tão pouco tempo? Por dinheiro? Mas ela precisava tanto assim a ponto de colocar em risco sua credibilidade e o posicionamento que ela mantinha na Globo? Sinceramente? A frase que diz que levamos anos para construir uma reputação e minutos para distruí-la exemplifica bem este caso... Ana Paula Padrão deixou de ser "colorida", não porque saiu da Globo, mas porque ocupava um posicionamento legal, e passou a ser "preto e branco" porque ficou ofuscada em meio às suas "aventuras" salariais!

O começo de tudo...

É muito gratificante encontrarmos formas de expressar o que pensamos, sentios, vivemos... consegui me identificar a fazer um blog depois de tanto tempo "ensaiando" para montar um...

Vamos que vamos...